24/11/2009

RELATORIO DAS OFICINAS 3 E 4 DO TP 2 – NAVA CANAA DO NORTE

As oficinas 3 e 4 do TP 2 foram realizadas no dia 12/11/09 e apresentaram os seguintes objetivos: caracterizar a gramática e seus vários sentidos (interna, descritiva, reflexiva e normativa), apresentar as varias formas de organização de uma frase, rever e sistematizar as informações essenciais em torno da Arte e da linguagem figurada e desenvolver a leitura e a produção de texto dos coexistas. O estudo desse TP, levou os professores a refletir sobre a forma como a gramática é trabalhada e orientada na escola, tornando-a, mais complexa. Foi refletido sobre as varias acepções que a palavra “gramática” tem nos estudos lingüísticos e como as quais podem gerar dificuldades no ensino e aprendizagem da língua. Discutiu-se então que o sentido de gramática mais importante a ser trabalhado na escola é: O conjunto de regras da língua que cada falante domina, mesmo inconscientemente e independentemente da sua escolaridade, a chamada gramática implícita ou internalizada e quer vai sendo adquirida pelo falante no contato com outros falantes. O trabalho com essa gramática deve ser ampliado na escola, pois privilegia a língua em uso no sentido de desenvolver novas habilidades do falante. Em relação a frase, foi reforçado que trata-se de “uma unidade de sentido no contexto em que aparece”. A arte está relacionada ao cotidiano e tem como principais características: a fantasia, a interpretação da realidade, a conotação e a paixão pela forma. Já as figuras de linguagem estão presentes na nossa fala cotidiana e geralmente é empregada para expressar a carga de sentimento que queremos revelar. Foi realizado a socialização dos Avançando na Prática e discutido o fechamento final do programa. Apresentaram teatro em grupos e foi sugerido alguns filmes para trabalhar “arte” : O sorriso de Monalisa e Divas no Divã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário