24/11/2009

Análise da imagem do Gestar II

Quando estávamos organizando a apresentação do Programa Gestar II para os gestores e professores do pólo de Alta Floresta – começamos a pensar em alguma imagem que pudesse remeter ao Gestar.

Após várias tentativas – elegemos aquela que se transformou no símbolo do Gestar em nossa região. Escolhemos a imagem de uma mão que segura uma pequena planta, para ilustrar a importância do Gestar II enquanto programa de formação Continuada, pois é preciso pôr de fato a mão na terra para que essa planta continue a crescer e possa dar muitos frutos.

Segundo Bosi (1936) a mão arranca da terra a raiz e a erva, colhe da árvore o fruto, descasca-o, leva a boca. A mão apanha o objeto, remove-o, achega-o ao corpo, lança-o de si. A mão lavra a terra há pelo menos oito mil anos. Com as mãos desde que criou a agricultura, o homem semeia poda e colhe.

A mão suja de terra deve representar o nosso envolvimento com a proposta de fazer uma Educação pública de qualidade. Uma mão que está em seu labor, isto é, na prática. A terra da imagem é muito fértil e deve ser cuidada para que continue com esse “adubo” para que a pequena planta chamada Gestar II possa ser acolhida, regada e se transforme em uma frondosa árvore: a árvore do conhecimento.

Que a mão de cada cursista possa servir de lugar de gestação/ proteção para esse programa de formação continuada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário