22/11/2009

OFICINA DO GUIA GERAL EM NOVA CANAA DO NORTE

A primeira oficina do Gestar II em Nova Canaã do Norte aconteceu no dia 02/04/09 na Câmara Municipal. Estavam presentes Professores (as) de Língua Portuguesa e de Matemática, alguns Diretores e Coordenadores de Escolas, a Secretária de Educação Eldenise Modesto Zanette, a Assessora Pedagógica Maria Neuza da Silva, um representante da Câmara de Vereadores Pedro Carlos Nogueira, a Primeira Dama Tereza de Castro representando o Prefeito Municipal, o diretor do CEFAPRO José Marcos dos Santos, a coordenadora do Programa no Município Maria Bevilaqua e as Formadoras, sendo a de Matemática Rosilda Cruz de Souza do próprio Município e de Língua Portuguesa, eu Edileuza da Cruz Maçaneiro do Pólo de Alta Floresta.
A abertura foi realizada com a participação das autoridades acima citadas, onde cada um falou sobre o apoio à Educação, especificamente à implantação do Programa Gestar II no Município. Na seqüência foi apresentado um breve panorama do Programa desde seu início no Estado de Mato Grosso em 2007 à atualidade e foi exposto que trata-se de uma intervenção do Governo Federal em parceria com o Estado e Municípios, visando possibilitar aos professores de Língua Portuguesa das turmas de 6ª ao 9ª ano do ensino Fundamental, um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos. Em seguida foi realizada uma dinâmica de acolhimento com a música Tocando em Frente (Almir Sater), porém por falha técnica não tínhamos som, apenas os slides acompanhados pela contribuição sonora dos participantes. As atividades tiveram continuidade com a apresentação do Programa Gestar II em PowerPoint com comentários intercalados que complementavam a apresentação. Em resposta a questionamentos, foi salientado que o Gestar prima pela melhoria na qualidade da Educação buscando tornar significativo o conteúdo trabalhado na Escola, oferecendo um leque de sugestões de atividades que deverão ser adequadas pelo professor de acordo com as turmas com as quais trabalham, tendo como base o Texto, trazendo para dentro da sala de aula os textos que circulam socialmente fora dela e que fazem parte do cotidiano do aluno.
No segundo período, iniciamos com a dinâmica de apresentação denominada de “Cara Metade” a qual proporcionou descontração geral e foi comentado por uma das participantes que essa dinâmica poderá ser desenvolvida em sala de aula com objetivo de trabalhar oralidade, desinibição e companheirismo. Também houve comentários de que a mesma poderá ser trabalhada, não apenas para apresentação dos alunos, mas envolvendo algum conteúdo da disciplina tornando a atividade lúdica. Em seguida realizou-se a entrega do material com espaço para o primeiro contato, conferencia e manuseio do mesmo. Seguido do estudo da estrutura do material no Guia Geral. Foi discutido sobre os fundamentos metodológicos do programa onde abordamos a concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem. Nesta concepção o ser humano se apropria do conhecimento produzido pela sociedade – o aluno é participante do processo e o professor mediador do conhecimento. Também discutimos sobre a relação professor – aluno a qual deve se basear em vínculos de afetividade e compromisso com sua formação acadêmica. Para que esse conhecimento se efetive é preciso que o professor encoraje os alunos a construir uma postura investigativa e participativa dentro e fora da escola. Em relação a sala de aula verificamos que ela deve ser a base do programa Gestar II. Na seqüência foi realizado uma atividade contemplando as expectativas dos cursistas em relação ao gestar, bem como as contribuições para com o mesmo através da dinâmica denominada “Arvore dos desejos” de forma que a arvore foi construída com folhas contendo as expectativas e frutas as contribuições dos cursistas. Partindo dessa atividade foi possível conhecer o que os cursistas esperam do programa para sua formação docente e o que trazem para a realização do mesmo (contribuições). Depois houve os encaminhamentos das oficinas do TP 3, acompanhado de manuseio deste seguindo passo a passo, do índice ao interior do TP. Os cursistas não apresentaram dificuldades no entendimento relacionado aos encaminhamentos das oficinas das Unidades 10 e 12, os questionamentos foram bem moderados. Estava previsto na pauta, um estudo comparativo dos objetivos do Gestar II, PCNs e Livro Didático, porém não houve tempo, foi então solicitado aos professores cursistas que nos estudos individuais ou de grupo realizassem essa atividade. Para finalizar a oficina foi apresentada a dinâmica da “Fita Azul” salientando a diferença que cada um faz, tanto no meio profissional como pessoal e familiar. Nossas atitudes, valorização e respeito ao outro, pode sim, representar uma grande diferença. O encerramento se deu com o agradecimento aos cursistas que se mostraram receptivos durante todas as atividades das oficinas.


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