19/11/2009

OFICINA 6 – TP3 ALTA FLORESTA 15/05/2009 – PERÍODO MATUTINO

A oficina 6 do TP 3 aconteceu nas dependências do Secitec no dia 15/05/2009 e objetivou propor atividades para auxiliar o professor em sua prática pedagógica, enfocando seqüência tipológicas, a inter-relação entre gêneros e tipos textuais e a intertextualidade entre gêneros textuais. Iniciamos dando as boas vindas a todos os presentes e com a ausência de alguns, pois o dia estava muito chuvoso. Foi feito a socialização da transposição didática realizada pelos professores, ficando claro que as sugestões de como desenvolver as atividades trazidas pelos TPs, dando um caráter lúdico é que as tornam significativas aos alunos, atingindo assim os objetivos da proposta.

Depois apresentamos e discutimos os aspectos conceituais das unidades 11 e 12, ressaltando os tipos textuais comumente trabalhados na escola (descritivo narrativo e dissertativo) e os outros também relevantes, mas pouco explorados no espaço escolar (injuntivo, preditivo, informativo e argumentativo) retomando também os conceitos abordados nas unidades 9 e 10 já que estávamos fechando o TP3. Realizamos da dinâmica “caixinha de surpresas” para descontrair o grupo.

Na seqüência distribuímos quatro envelopes contendo vários tipos de textos para que em grupos os cursistas pudessem identificar os tipos textuais. (narrativo, descritivo, injuntivo, prescritivo, dissertativo argumentativo e expositivo) e explicassem os aspectos mais relevantes para essa identificação.

Após essa apresentação realizamos no coletivo a atividade de “seqüência tipológica” com o texto ”salário mínimo”. Segundo alguns professores, as reflexões sobre seqüência tipológica contribuíram para amenizar algumas dúvidas relacionadas à proposta trabalhada. Finalizando com a avaliação da oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário