22/11/2009

OFICINA 10 TP – 5 EM ALTA FLORESTA

A oficina 10 aconteceu no auditório do SISPUMAF no dia 04/09/09 e teve como objetivo, identificar os elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentido textual e identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentido em um texto. Iniciamos com a socialização da transposição didática, a qual demonstrou que as atividades foram desenvolvidas de forma satisfatória, considerando o envolvimento dos alunos nas mesmas, segundo relato das professoras. Na sequência foi apresentado orientações através de slides sobre a elaboração do projeto e construção do portfólio. Em seguida utilizamos uma din OFICINA 10 TP – 5 EM ALTA FLORESTA âmica para formação de grupos (balas coloridas) e em grupos trabalhamos com dinâmicas motivadoras de produção textual, visando identificar a presença dos elementos coesivos na construção de sentido de um texto, são elas: elaboração de texto através da relação de imagens e conectivos (elementos coesivos), e elaboração de parágrafos empregando: um nome, um lugar e um verbo no gerúndio. Ambas visando articular as partes na construção de um texto ou de um parágrafo. Durante a socialização das produções dos cursistas, foi também feito a classificação do tipo e do gênero textual de cada produção, assim identificamos várias crônicas, as quais foram produzidas sem a preocupação com o gênero, o que veio desmistificar a complexidade da crônica, sendo esta, um gênero pouco trabalhado em sala de aula, segundo comentários de uma cursista. Alguns professores comentaram que a realização dessas atividades, levou-os a perceber que a produção dos relatórios dos Avançando na Prática, precisam ser melhorados. Durante as discussões foi dado enfoque à progressão textual, a conceituação de coesão referencial e seqüencial, a diferença entre coesão e coerência sendo ambas de igual importância na construção de sentido de um texto. Finalizamos com a avaliação da oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário