24/11/2009

A formação aconteceu nas dependências da UNIFLOR e teve como objetivos sistematizar informações e discussões essenciais em torno da literatura para ad

A oficina 1 do TP 1 ocorreu nas dependências da Uniflor de Alta Floresta. Iniciamos dando as boas vindas aos participantes e depois apresentamos a estrutura e os objetivos que foram: relacionar língua e cultura; identificar os principais dialetos e registros do Português; caracterizar a norma culta; caracterizar a linguagem literária, além de caracterizar a linguagem oral e escrita.

Na seqüência houve a apresentação dos Avançando na prática em que os cursistas disseram que está difícil de aplicar as atividades, pois estão sobrecarregados de atividades, tais como: simulados da Prova Brasil, diário online, fechamento de bimestre, entrega de notas aos pais e isso tem contribuído para que as atividades do Gestar II não consigam ser concluídas em duas semanas.

Vários professores trabalharam com o texto “Retrato de velho” e relataram que os alunos gostaram de procurar no dicionário algumas palavras como: mandriona, bandalho e escaramuce etc. Outros trabalharam com o mesmo texto a leitura dramatizada. Foi trabalhado o “Caso do Vestido” para abordar a linguagem literária. Disse também que os alunos refletiram também sobre o relacionamento do casal. Depois uma cursista nos contou que foi alfabetizada no nordeste, suscitando variações lingüísticas empregadas naquele espaço geográfico, nesse momento citamos alguns autores e pesquisadores como: Marcos Bagno e Magda Soares que afirmam que o preconceito não é apenas lingüístico, mas social.

Após a socialização houve a apresentação dos conceitos e a necessidade de retomar e aprofundar alguns trechos teóricos tendo em vista a problemática variação lingüística e o desconhecimento de alguns cursistas em relação à Sociolingüística. Nesse momento realizamos a leitura e reflexão dos textos “Nois Mudemo” e “Minha história”.

Depois realizamos a dinâmica dos balões coloridos para a formação dos grupos. Os grupos receberam a atividade 1. A atividade consistia em realizar a leitura, interpretação e apresentação teatral do texto “O Assalto”. Esse texto aborda os mais diferentes dialetos das cinco regiões brasileiras. Os grupos se organizaram e realizaram boas divertidas apresentações.

Houve a leitura do texto “Causo mineiro” e, a reflexão abordou a questão da linguagem oral e da escrita. Os cursistas disseram que com esse tipo de atividade faz com que os alunos percebam que a escrita não é a transcrição da fala.

Nesse momento partimos para a segunda atividade – com os mesmos grupos já organizados por regiões. Estes deveriam ler a receita mineira de “repôio com aí e óio” e produzir uma receita de algum Estado brasileiro. Abordou-se nessa oportunidade os aspectos ligados a língua e a cultura. Tivemos apresentação de receitas paulista, mineira, carioca, cuiabana, gaúcha e baiana. Encerramos com “a Oração do Matuto”. A oficina contemplou os objetivos propostos.

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