19/11/2009

OFICINA 7 – TP 4 ALTA FLORESTA - PERÍODOS MATUTINO E VESPERTINO.

A oficina 7 do TP 4 aconteceu nas dependências do Secitec no dia 05/06/2009, e teve como objetivo, sistematizar e aprofundar as reflexões sobre alfabetização, letramento e processo de leitura. Iniciamos dando as boas vindas aos presentes, seguida da socialização dos Avançando na Prática. Considerando ser um período de festas no município por estar próximo do aniversario da cidade, exposição agropecuária e festas juninas, todas tradicionais, a maioria dos professores optaram por trabalhar com as atividades voltadas para festas, envolvendo pesquisa, elaboração de poesia, paródia, texto informativo sobre festa e descritivo sobre a cidade, convites e cartazes para festa junina na escola etc. Para motivar os alunos, algumas professoras levaram-nos até a exposição, para facilitar os trabalhos voltados para a referida festa.
Segundo algumas cursistas, quando o trabalho a ser desenvolvido tem referência para os alunos é muito produtivo, e a proposta do Gestar está atendendo esse anseio a contento.
Na seqüência, exibimos o filme “Narradores de Javé”, seguido de discussões e reflexões sobre as marcas de letramento presentes no mesmo. Apresentamos também a poesia “O que é Letramento” de Magda Soares, relacionando-a com o filme, após análise da mesma. Retomamos o texto de referência, dando ênfase às formas de leitura, (exploratória, seletiva, informativa e fruição) a leitura oferecida ao aluno na escola e o papel desta em considerar as experiências e conhecimentos de mundo do aluno ao propor-lhe uma leitura. Já é fato que atividades trabalhadas na escola desvinculadas do cotidiano fora dela, não significa nada para os alunos e, portanto não constrói conhecimento e não contribui para com o letramento. Nesse encontro pudemos observar que as dúvidas que alguns cursistas apresentavam em relação aos conceitos entre alfabetização e letramento foram sanadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário