22/11/2009

OFICINA 5 - TP3 - PERÍODO MATUTINO – 07/05/09 – NOVA CANAÃ DO NORTE

A oficina aconteceu nas dependências do Centro Catequético Santa Clara no dia 07/05/2009, com a participação de 19 professores (as) cursistas, 03 coordenadoras pedagógicas e a coordenadora municipal do programa e teve como objetivo, propiciar aos professores a oportunidade de reflexão, de sistematização e de transposição didática para os conceitos de gêneros textuais, sua classificação e função social. Iniciou-se com as boas vindas aos presentes, seguida da socialização dos “Avançando na Prática”, o que demonstrou que a maioria dos professores escolheram o trabalho com a “biografia” e de acordo com os relatos,conseguiram atingir os objetivos, tornando a aula significativa aos alunos.
Foi comum entre os professores levar para sala de aula leitura e discussão de diversas biografias e posteriormente pedir aos alunos a produção de biografias, uns pediram autobiografia, outros organizaram os alunos em duplas para que um escrevesse a biografia do outro, foi produzido também a biografia de um Professor já falecido e ainda das Mães, tendo em vista a proximidade do segundo domingo de maio. Enfim, a maioria dos professores comentou que já haviam trabalhado com esse gênero em sala, porém de forma diferente e sem muito sucesso. A mesma atividade trabalhada com as sugestões do Gestar proporcionou um resultado satisfatório.
Poucos professores trabalharam com Fábulas envolvendo leitura, produção oral e escrita e relação da moral da fábula com a vivencia social, conseguindo envolver toda a turma na atividade. Segundo relatos dos cursistas, encontraram poucas dificuldades para o desenvolvimento das atividades, como a busca de outros materiais para enriquecer o trabalho e principalmente a organização curricular que é modular devido à rotatividade de professores. Em seguida foi realizada uma dinâmica denominada “Sonho” com objetivo de formar grupos para as próximas atividades. Após trabalhamos com o texto “Circuito de gêneros” e refletimos sobre a importância de fazer chegar nas salas de aula/escolas os textos que circulam fora dela. Durante a organização dessa oficina pudemos contar com o apoio da Polícia Civil de Alta Floresta que gentilmente nos cedeu textos que circulam naquele ambiente. Dentre eles: Mandado de busca e apreensão, prisão em flagrante, interrogatório, termo de declarações, depoimentos e mandado de condução. Após a leitura do texto de fundamentação teórica, os cursistas foram convidados a ler o texto literário de Manoel Bandeira “tragédia brasileira” e aplicar os conhecimentos obtidos a partir das leituras e das socializações realizadas, transformando o texto literário em utilitário, cumprindo assim um dos objetivos do Programa que é sugerir formas de transposição didática que torne o conhecimento significativo aos alunos.
Cada grupo escolheu um dos gêneros acima citados para elaborarem a produção. Observamos um grande envolvimento por parte dos cursistas em realizar essa atividade. No decorrer desse trabalho foi reforçada a diferença entre texto literário e não literário a pedido de uma cursista. As explicações foram dadas em termos teóricos e práticos. Ficou evidente a compreensão dos cursistas a partir das produções elaboradas. O trabalho foi bastante produtivo, alguns grupos além da produção escrita fizeram também encenação do texto. Depois dessa atividade os mesmos grupos realizaram um planejamento de aula abordando a caracterização e classificação dos gêneros textuais a partir: da música “bom dia’, dando enfoque à oralidade; o segundo grupo trabalhou com o poema e enfocou as questões gramaticais, outro grupo optou por trabalhar com a interpretação e produção de poemas a partir de notícias. E o quarto grupo objetivou verificar semelhanças e diferenças entre os textos. Esse trabalho dos grupos (plano de aula) objetivou mostrar os gêneros literários e não literários que circulam dentro e fora da escola; desenvolver a oralidade, a concentração, a atenção e a socialização dos alunos através das leituras coletivas, análise lingüística e produção de textos oral e escrito. Além de despertar e desenvolver a habilidade poética. Segundo comentários dos cursistas, as discussões e trocas ocorridas durante a oficina, contribuíram intensamente com a prática docente. Após a socialização dos planos de aula realizou-se a avaliação.

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