19/11/2009

OFICINA 5 - TP 3 – ALTA FLORESTA

A oficina 05 do TP 3 aconteceu nas dependências do Secitec no dia 24/04/2009 e teve como objetivo, propiciar aos professores a oportunidade de reflexão, de sistematização e de transposição didática para os conceitos de gêneros textuais, sua classificação e função social. Iniciou-se com as boas vindas aos presentes, seguida da socialização dos “Avançando na Prática”. Considerando os relatos dos professores, ficou evidente que as sugestões de atividades contidas no material são realmente significativas, pois a maioria trabalhou com biografia, conseguindo envolver toda a turma na proposta, até mesmo alunos que costumeiramente não demonstram interesse pelas aulas. Não que esse gênero fosse algo novo para os alunos, mas porque a atividade foi encaminhada de forma significativa. Após esses relatos realizou-se a dinâmica “os Sonhos “ cujo objetivo era o de organizar diferentes grupos para a realização das atividades da oficina.
Com os grupos formados foi distribuído o texto “Circuito de gêneros” e explicado sobre a importância de fazer chegar às salas de aula/escolas os textos que circulam fora dela. Durante a organização dessa oficina pudemos contar com o apoio da Polícia Civil de Alta Floresta que gentilmente nos cedeu textos que circulam naquele ambiente, dentre eles: Mandado de busca e apreensão, prisão em flagrante, interrogatório, termo de declarações e depoimentos.
Foi realizada a leitura e discussão do texto de fundamentação teórica, o qual trouxe de forma clara que os gêneros textuais não se definem por aspectos formais ou estruturais da língua, eles estão ligados à natureza interativa do texto, à sua funcionalidade, ao seu uso. São fenômenos históricos, vinculados à vida social e cultural. Em seguida os cursistas realizaram a leitura do texto literário de Manoel Bandeira “tragédia brasileira” e em grupos, transformaram-no em texto não literário, enfocando assim a diferença entre um e outro. Na seqüência, cada grupo escolheu um dos gêneros acima citados para elaborar uma produção textual partindo da “tragédia brasileira”, cumprido assim o papel da escola de fazer o conhecimento ser de fato significativo aos alunos.
Durante o desenvolvimento dessa atividade verificamos a curiosidade dos professores em conhecer esses tipos e gêneros textuais, tendo em vista que os mesmos não são comuns no cotidiano, bem como o envolvimento dos mesmos na realização das atividades
Alguns solicitaram maiores esclarecimentos sobre textos literários e não literários, os quais foram dados em termos teóricos e práticos. Diferença que ficou evidente a partir das produções elaboradas, as quais foram socializadas pelos grupos.
Considerando o envolvimento dos cursistas e a qualidade das produções, foi solicitado que um componente de cada grupo digitasse o trabalho realizado e nos encaminhasse para que pudéssemos repassar a todos os cursistas- via email ou xérox.
Em seguida os mesmos grupos realizaram a atividade prevista no TP. O primeiro elaborou o planejamento a partir da música “bom dia’, enfocando mais questões de oralidade; o segundo trabalhou com o poema e enfocou os aspectos gramaticais. Além de pedir a produção de outro poema nesses moldes. Outro grupo resolveu trabalhar com a interpretação e levar jornais para a sala de aula afim de que os alunos pudessem produzir poemas a partir de notícias. O quarto grupo objetivou verificar semelhanças e diferenças dentro do texto, através de interpretação oral e escrita.
A partir dos planos de aula, os grupos objetivaram mostrar os gêneros literários e não literários que circulam dentro e fora da escola; desenvolver a oralidade, a concentração, a atenção e a socialização dos alunos através das leituras coletivas, análise lingüística e produção de textos. Além de despertar e desenvolver as habilidades poéticas.
Segundo os cursistas, as discussões teóricas e práticas e a troca de experiências ocorridas nas oficinas são muito relevantes para enriquecer a prática pedagógica e fortalecer os conceitos já construídos.

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