22/11/2009

OFICINA 7 – TP 4- NOVA CANAÃ - PERÍODO MATUTINO

A oficina 7 do TP 4, aconteceu no dia 18/06/2009, com objetivo de discutirmos o Letramento na prática, bem como seu conceito. Iniciamos dando as boas vindas aos presentes e na seqüência a socialização das atividades “Avançando na Prática.”
A maioria dos (as) cursistas desenvolveu atividades dando enfoque à cultura local, uma vez que a transposição didática coincidiu com a data do aniversario da cidade, evento realizado tradicionalmente com uma festa chamada “Costelão”. Outros trabalharam com a festa junina, outra tradição comum nas escolas. Discorrerei sobre o relato de uma atividade que envolveu uma turma de 9ª ano na organização de uma festa junina na escola. Normalmente, a organização dessa festa tradicional é por conta da comunidade escolar. Esse ano foi diferente. A professora aproveitou o Avançando na Prática, para envolver a turma na organização da referida festa. Segundo a professora, foi uma experiência bem sucedida, pois conseguiu o envolvimento de toda a turma, até mesmo aqueles alunos que dificilmente se interessam pelas atividades propostas. A festa foi realizada sob a coordenação da turma, a qual elaborou convites para pais e alunos, ofícios para as autoridades, cartazes de divulgação e passou nas salas recolhendo as doações para a festa. No dia do evento, a turma se dividiu entre as várias atividades, uns recepcionavam os convidados, outros ajudavam servi-los, e outra equipe cuidava do pátio mostrando-se responsáveis pelo acontecimento. Segundo a professora, mesmo após a realização da festa, os alunos envolvidos continuaram apresentando atitudes responsáveis no período em que permanecem na escola. Acredita-se que as atribuições feitas a eles partindo do desenvolvimento do “Avançando na Prática” despertaram neles o senso de responsabilidades. Uma cursista comentou que as atividades do TP4, caíram como uma luva, tendo em vista o momento festivo no município, comentário adoçado por toda a equipe.
Outros cursistas realizaram atividades com textos presentes em placas, enfocando o letramento e a escrita fora do ambiente escolar.
O maior desafio dos professores atualmente é trabalhar os conteúdos de forma atraente aos alunos. A proposta do Gestar vem de encontro a esse desafio.
Na sequência, retomamos os conceitos estudados no TP enfocando leitura, escrita, cultura e letramento, o que segundo os cursistas, reforçou os conhecimentos já adquiridos. Foi sugerido que assistissem ao filme “Narradores de Javé” para reforçar as discussões e conceitos sobre letramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário