22/11/2009

OFICINA 8 - TP 4 –NOVA CANAA – PERÍODO VESPERTINO

A oficina 8 do TP4, aconteceu no dia 18/06/2009, com objetivo de desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual. Iniciamos dando as boas vindas aos presentes. Em seguida apresentou-se a socialização das atividades “Avançando na Prática.”
A maioria dos cursistas desenvolveu atividades a partir da poesia “Cidadezinha Qualquer” de Carlos Drummond de Andrade, considerando a proximidade do aniversário de Nova Canaã. Segundo os cursistas, após estudos, pesquisa e análise do poema, os alunos realizaram atividades voltadas para sua cidade, uns escreveram poemas homenageando a cidade pelo seu vigésimo terceiro aniversário, outros desenharam paisagem local e contornaram com dedicatórias à cidade, simulando o poema de Drummond em forma de arranha céu. Outros cursistas desenvolveram a atividade do texto “Nossas Cidades” em que os parágrafos aparecem de forma desordenada, para que os alunos os ordenassem.
Algumas dúvidas foram suscitadas pelos cursistas – dentre elas o que são estratégias cognitivas e metacognitivas. Após os esclarecimentos realizamos a dinâmica caixinha de surpresas para descontrair o grupo.
Aproveitamos este momento para refletirmos alguns conceitos acerca de como mergulhar no texto, como chegar à estrutura do texto, discutir crenças e teorias sobre a produção textual e desmistificar alguns conceitos pré concebido como: todo bom leitor é bom escritor.
Depois dividimos a turma em três grupos para que realizassem as atividades propostas para a oficina. Mudamos um pouco a estrutura das atividades, propomos que se preferissem poderiam trabalhar com outro gênero textual – elaboramos um material de apoio – (material apostilado da Cesgranrio formação de professores 2007) já utilizado pelos professores da Rede Estadual de Mato Grosso.
A partir dos encaminhamentos, os grupos produziram planejamento de suas aulas. A fim de dar maior visibilidade aos planejamentos, pedimos que os grupos produzissem os textos propostos em seus planos. Depois houve as apresentações e, por último a avaliação e encaminhamentos para a próxima oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário