GESTAR II

2 comentários:

  1. 25/11/09
    CONSIDERAÇÕES FINAIS
    O Gestar II foi uma formação ímpar. Não tenho lembrança de ter participado de uma formação continuada especifica para professoras de LP em serviço, durante tantos anos em que trabalhei com a disciplina. Portanto o Gestar II, como bem disseram alguns cursistas, é uma formação que veio ao encontro das necessidades do professor, apontando estratégias de abordagem de teoria e prática juntas nos estudos realizados, além de propiciar ao professor a interação com seus pares, tornando a troca de experiências, momentos riquíssimos de aprendizagem.
    Foi gratificante atuar enquanto formadora nesse programa pois, acompanhar o desenvolvimento da competência dos professores, ouvir os relatos da transposição didática, perceber a motivação ao expor as experiências, depoimentos sobre mudanças ocorridas em sala de aula mediante atividades propostas pelo Gestar, as reflexões realizadas em cada oficina, formam uma cadeia de elementos enriquecedor para cada um que teve o privilégio de participar do programa.
    Enfim, o Gestar trouxe um jeito novo para ensinar o conteúdo velho já trabalhado na escola, tornando-o significativo ao aluno. A nossa prática exige busca constante de aperfeiçoamento, considerando que a formação inicial não nos prepara o suficiente para enfrentarmos os desafios de sala de aula. Nesse sentido a proposta do Gestar II caiu como uma luva, trazendo um material de qualidade e sugestões de uma prática inovadora.
    Postado porProf. Edileuzaàs12:25:00 PM

    ResponderExcluir
  2. Propósitos Pessoais, Propósitos da Disciplina e Memorial Reflexivo




    PROPÓSITOS PESSOAIS






    Considerando que a aprendizagem é um processo contínuo na vida do ser humano, meu principal propósito é sempre aprimorar minha prática profissional e construir novos saberes através da interação.Enquanto formadora do Gestar II, acredito na proposta do Programa e dedicarei a contribuir com o desenvolvimento da competência e autonomia dos professores cursistas, de forma que possam propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diversos textos. E que, além de usuário competente da língua, seja também eficiente enquanto mediador nas diferentes situações de interação com seus alunos.





    PROPÓSITOS DA DISCIPLINA



    O Gestar II de Língua Portuguesa é um Programa de Formação Continuada semipresencial para professores (as) que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental e tem como objetivo possibilitar ao professor um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diversos textos, visando à inserção dos alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes de analisar as várias situações de convivência social, bem como se expressar criticamente em relação a elas.O trabalho do Gestar II se baseia na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem, visando uma construção do conhecimento conjunta entre alunos e professor, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação ativa dos alunose na atuação do professor enquanto mediador entre os alunos e o conhecimento social e historicamente construído.



    Acredita-se que o Gestar é um poderoso recurso que poderá amenizar a grande dificuldade que os professores enfrentam no cotidiano da sala de aula (o envolvimento dos alunos nas atividades propostas), uma vez que as sugestões deatividades foram pensadas, buscando a participação ativa do aluno nas mesmas, tornando as significativas.

































    Postado por Prof. Edileuza às 12:18:00 PM

    ResponderExcluir