22/11/2009

Oficinas 09 e 10 do TP 5 – Nova Canaã

As oficinas 9 e 10 foram realizadas no dia 06/08 e tiveram como objetivos apresentar proposta de atividades que possam auxiliar os professores na sua prática pedagógica e identificar os elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentido textual e relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentido em um texto. Iniciamos com uma dinâmica para descontrair seguida da socialização do Avançando na Prática, de forma que durante as apresentações foi ficando claro que as leituras e as sugestões de atividades contidas no TP, trouxeram maior embasamento para prática em sala de aula. A transposição didática de forma geral contemplou atividades voltadas para o meio ambiente local, enfocando a poluição de um rio e morte generalizada de peixes, destino do lixo e a importância da coleta seletiva, tráfico de animais silvestres e animais em extinção, queimadas, localização do cemitério em relação ao lençol freático. Foram atividades envolvendo quebra cabeças, organização de textos desordenados, produção textual a partir da dinâmica de responder dadas perguntas (elementos da narrativa) e empregar as respostas na produção textual, elaboração de cartão postal e produção de histórias em quadrinhos. Segundo relatos de alguns cursistas, essas atividades provocaram reflexões e preocupação a respeito dos problemas ambientais local bem como contribuíram intensamente com a prática de sala de aula, despertando nos alunos o senso crítico e o desenvolvimento da cidadania.
Foi realizado a dinâmica, toca-para-cria, empregando música, palavras chaves e uma imagem, que dariam origem a uma frase, um parágrafo ou um texto e ainda a atividade de produção de texto a partir de imagem e conectivos, visando à importância dos elementos coesivos na sistematização de ideias na produção textual, ambas visando a coerência e a coesão as quais foram realizada com precisão pelos cursistas, atingindo assim o objetivo das oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário