22/11/2009

OFICINA 11 – TP 6 – ALTA FLORESTA – 18/09/09 - matutino

A formação aconteceu nas dependências da UNIFLOR, no dia 18/09 /09 e teve como objetivo, identificar marcas de argumentatividade na organização de um texto e estratégias relacionadas ao planejamento e revisão durante a escrita de um texto. Iniciamos com a socialização da transposição didática sugeridas pelos “Avançando na Prática”. Os relatos evidenciaram que algumas professoras atingiram os objetivos, já outros não conseguiram sucesso na transposição didática. Verificou-se que as dificuldades não estão somente nos alunos, mas em alguns professores também, o que aponta para uma retomada do conteúdo (texto argumentativo). Foi socializado também alguns resultados das avaliações do Gestar aplicadas em algumas turmas, as quais apresentaram resultados satisfatórios. Durante as reflexões relacionadas às estratégias argumentativas, uma professora cursista comentou que, com mais de vinte anos na docência, só agora, a partir das atividades do Gestar, conseguiu perceber com clareza, alguns detalhes relacionados à produção de texto argumentativo, salientando a riqueza da proposta. Na sequência desenvolvemos atividades com enfoque na argumentação como: a dinâmica dos objetos inúteis (argumentos sobre possíveis utilidades) e a dinâmica da felicidade (argumentos sobre: o que é, o que constrói, o que destrói e quem é responsável por sua felicidade). Ambas visando à construção da argumentação, buscando a adesão do expectador em relação às ideias defendidas. O encontro provocou reflexões sobre algumas deficiências observadas na formação inicial que recebemos e a importância da participação na formação continuada. Foi então encerrado com a avaliação da oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário