24/11/2009

OFICINA 4 TP 2 Alta Floresta

A oficina ocorreu nas dependências da UNIFLOR de Alta Floresta no dia 20/11/2009.
Os objetivos da oficina foram: Rever e sistematizar informações em torno da arte e da linguagem figurada; Identificar a arte na vida cotidiana – formas e funções da arte; Identificar as figuras de linguagem cotidiana; Identificar as várias possibilidades da linguagem figurada nos textos literários.
Nesse momento houve a socialização dos cursistas e, alguns desenvolveram a atividade do avançando a partir da música “fantasia” e, após a leitura e discussões os alunos foram pesquisar o momento de sua produção e puderam compreender um pouco mais sobre a ditadura e o período militar.
Outros realizaram a atividade a partir da poesia “Serão de junho” e, os alunos não sabiam sobre o “minuano” os professores tiveram que levá-los a realizar uma pesquisa sobre o assunto. Em algumas escolas onde tinha professores oriundos do Sul do Brasil – estes foram chamados para falar da sensação do “minuano” e, após os relatos os alunos ilustraram a poesia. Elaborando um álbum de desenhos. Houve, ainda cursistas que aproveitou para usar as imagens para servir de inspiração para elaboração de cartas.
Após a leitura dos objetivos os cursistas foram divididos em três grupos e cada um pode escolher – (dentro do envelope) o tipo de arte cotidiana poderia ser representado para os demais, pois a arte é uma forma de conhecimento que está muito relacionada com nosso cotidiano. Dessa forma a arte é um convite e (re)interpretação do mundo. Ao procurar expressar-se o artista convida o próprio leitor a desvendar o mundo.
Depois da apresentação os grupos foram incentivados a fazer uso das figuras de linguagem na elaboração de mensagens em cartões, tendo em vista que, as figuras de linguagem são muito comuns na nossa fala. São usadas exatamente porque o sentido mais comum denotativo das palavras não nos parece suficiente para expressar a carga de sentimentos que queremos revelar em nossa situação comunicativa. Após a elaboração dos cartões – houve a troca dos mesmos entre os cursistas. Na seqüência houve as últimas orientações sobre os portfólios e os projetos de conclusão do Programa Gestar II em Língua Portuguesa. Discutiu-se também a possibilidade de apresentarmos os resultados dessa Formação à comunidade de Alta Floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário