22/11/2009

OFICINA 11 E 12 TP 6 EM NOVA CANAÃ do NORTE

As oficinas 11 e 12 do TP 6, enfocam o estudo da argumentação, processo de produção textual, discussões sobre literatura para adolescentes, reforçando ainda a continuidade do trabalho com gêneros textuais. Nessa perspectiva, retomamos os conceitos presentes no TP, momento em que alguns professores comentaram que a proposta do Gestar trás um novo olhar para os conteúdos já trabalhados costumeiramente na escola, citaram como exemplo a organização, a diversidade e a qualidade de um texto argumentativo, sugestões que contribuem intensamente com a prática pedagógica tornando-a mais significativa. Bem como a proposta de sistematização de informações e discussões em torno da literatura para adolescentes, considerando o desafio que enfrentamos na tentativa de despertar nos alunos a gosto pela leitura. Segundo uma coordenadora pedagógica que acompanha seus professores nas oficinas, a proposta do Gestar é uma alerta para a necessidade de mudanças nas práticas de ensino e aprendizagem, e outra comentou que às vezes, as professoras que estão participando do Gestar, contribuem com a formação continuada da escola dando sugestões de metodologias bem sucedidas, vivenciadas na transposição didática. Na sequência foi realizado a socialização dos “avançando na prática”. Os relatos feitos pelos professores mostram que realmente o conhecimento se constrói mediante um significado para o aluno, naquilo que está sendo trabalhado. Os alunos estão desenvolvendo pesquisas e maturidade em relação a alguns problemas sociais. A exemplo, cito um trabalho realizado com uma turma de superação, sobre as conseqüências do fumo para a saúde, considerando a presença de alunos fumantes dentre a turma. Trabalho apresentado na socialização, com a participação de alguns alunos da referida turma. A professora e os alunos afirmaram que darão continuidade a esse trabalho no sentido de sensibilizar os fumantes da comunidade escolar, quanto à ameaça que esse vício representa à saúde. Outra pesquisa realizada foi sobre a Festa de Reis, tradicional no município, mas que pouco se sabia sobre sua origem. Através de pesquisa na internet, entrevista com algumas pessoas mais velhas e uma palestra ministrada pelo coordenador do grupo de foliões, alunos e professora conheceram a origem, o significado dos símbolos e as transformação pelas quais a Festa vem passando ao longo do tempo. Segundo a professora, o trabalho foi intensamente gratificante, pois proporcionou a ampliação do conhecimento sobre a cultura local, tanto para ela como para os alunos. Alguns trabalhos socializados com enfoque na leitura foram igualmente significativos. As atividades propostas na oficina foram prontamente realizadas pelos professores e socializadas no grupo.

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