24/11/2009

Oficina 12 TP 6

A formação aconteceu nas dependências da UNIFLOR e teve como objetivos sistematizar informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes, além de planejar e desenvolver atividades de leitura literária para alunos adolescentes. Iniciou-se com a leitura da pauta e dos objetivos.
Depois realizou-se a leitura do conto “Minhas férias, pula uma linha, Parágrafo. Após a leitura houve uma discussão sobre como nós professores estamos lendo e o que estamos lendo. Somos professores leitores? Depois de todas as reflexões falamos sobre O processo de produção textual: revisão e edição.
Quando estamos aprendendo a produzir textos, uma intervenção dialógica produz a reflexão sobre os procedimentos e estratégias de resolução desse tipo de problema e sobre o uso de técnicas durante o processo da escrita. Após a escrita do primeiro rascunho – o autor deve começar a se distanciar do próprio texto para considerar o objetivo, o assunto, a forma a fim de poder significar para a audiência, trabalhando a seqüência de idéias. É preciso elaborar tipos diferentes de listas de verificação para auxiliar na revisão e edição dos textos.
Depois partimos para as discussões sobre a Literatura para adolescentes. Sabemos que os adolescentes lêem pouco, preferem ler revistas e jornais. Seus problemas de leitura estão ligados também a leitura do professor e de práticas pouco produtivas da escola, em torno do ato de ler. Diante disso, o professor precisaria insistir em leituras mais longas, completas, e dar um espaço privilegiado para o livro de literatura.
É preciso escolher obras que abordem assuntos palpitantes para você. Sem conhecimento e sem experimentar a literatura, o professor tem chances muito reduzidas de ajudar a formar leitores verdadeiros.
Após as discussões sobre a necessidade de o professor ser leitor para fazer alunos leitores foi distribuído um livro para que cada grupo realizasse a leitura e, a partir da mesma elaborasse uma proposta motivadora de leitura para crianças e adolescentes. Os livros foram: A decisão do Campeonato da autora Ruth Rocha; a Bela Adormecida no Bosque de Charles Perrault tradução de Ana Maria Machado; O Piquenique de Catapimba de Ruth Rocha e a Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson adaptação de Isabel Vieira.
Após a apresentação dos resumos dos livros o grupo percebeu que as temáticas dos livros se relacionavam, pois tratavam de questões de competição/disputa e da luta do bem e do mal.
Os grupos sugeriram atividades preparatórias, leituras de imagens, leitura em voz alta pelo professor, leitura individual do aluno e atividades para compartilhar a experiência – enumerar ou desenhar as histórias; recontar a história oralmente e por escrito. Adotar um caderno de registro das leituras realizadas. Com os seguintes critérios: Gostou? Por quê? Não gostou? Por quê? A oficina se encerrou com os encaminhamentos da próxima oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário