24/11/2009

OFICINA 3 TP 2 -

A oficina 3 ocorreu no dia 13/11/09 nas dependências da UNIFLOR de Alta Floresta. Primeiramente apresentamos a estrutura e os objetivos da oficina, a saber: Caracterizar a gramática internalizada e o ensino produtivo; Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo; Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo; Apresentar as várias possibilidades de organização da frase. Depois houve a socialização.
Uma cursista comentou que aplicou o avançando da página 56 e, que levou uma tela para a sala de aula. A tela que ela levou é de uma professora da própria escola. A professora disse que os alunos ficaram admirados em analisar a obra, pois já haviam visto, mas nunca tinham explorado dessa forma. Disse também que deu dicas para que os alunos começassem a descrição, mas logo depois os alunos dispensaram seus comentários. A professora ficou encantada com as produções - seus alunos produziram verdadeiras descrições poéticas. Outra disse que realizou a mesma atividade, porém utilizou as gravuras que estão nos muros e paredes da escola JVC – disse que levou os alunos para o pátio e pediu que eles observassem atentamente as imagens. Depois pediu para que eles descrevessem o que viram. A professora também se surpreendeu com os resultados. Ressaltou que percebeu um avanço educacional por parte de seus alunos e também dela. Outra – argumentou que a prática do Gestar II é diferenciada e contagia os alunos. Comentou – a partir da formação do Gestar II eu comecei a ver o meu aluno como “único” antes eu via a sala como um todo. Outra – disse que os alunos não aceitavam fazer as atividades e, agora se deixaram até fotografar realizando as atividades. Também foi realizado a descrição – os alunos descreveram as imagens que tem nas paredes da escola. Produziram descrições e também narrações.
Durante essa oficina vários depoimentos nos emocionaram, observe: “antes a gente levava a gramática normativa em primeiro lugar – agora a gramática é um apoio”.
“o aluno não gosta de mesmice” já abandonei meus livros didáticos”. Nesse momento ressaltou-se a presença marcante da gramática normativa nas escolas, pois o que muitos de nós ainda procura é corrigir os “erros” dos alunos. Após esse momento de “quase lágrimas”.
A turma foi dividida em três grupos e cada um deles- leu e explicou – um tipo de gramática. Na seqüência houve a apresentação do entendimento das concepções de gramática.
Verificou-se que na Gramática internalizada e o ensino produtivo – há a impossibilidade de uso da língua sem uma gramática. Gramática descritiva e o ensino reflexivo – todos nós refletimos sobre a língua e aprimoramos essa reflexão na sala de aula.
Gramática normativa- e o ensino prescritivo – vai discutir sobre as regras da norma culta- privilegiando a modalidade escrita.
Internalizada vai sendo ampliada, na medida em que o falante vai entrando em contato com novas situações de comunicação e diferentes usos da língua. (adequação da linguagem). Reflexivo – um momento de refacção de texto é sem dúvida um momento de reflexão de escolhas. Observamos, analisamos e tiramos conclusões sobre os usos da língua (adequação da linguagem). Normativa – a norma culta parece ser a língua correta. A noção de erro e de acerto é muito marcante.
Após a apresentação os grupos realizaram a dinâmica da frase curiosa e, após a leitura das mesmas os grupos realizaram a adequação das frases para as várias possibilidades de construção das frases. Declarativa, imperativa, exclamativa e a interrogativa. Foi muito relevante, pois os cursistas conseguiram compreender a presença da gramática internalizada – na elaboração da frase. Gramática descritiva e reflexiva – quando tiveram que organizá-la para ler com entonação e adequar a mesma ao tipo solicitado. Perceberam também que o uso da gramática normativa – se deu quando alguns tiveram que buscar auxílio em outras classes de palavras.

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