24/11/2009

OFICINA 2 TP 1 – Alta Floresta

A oficina 2 do TP1 ocorreu no dia 30/10/2009 nas dependências da UNIFLOR e ressaltou o texto como centro das experiências no ensino da língua. Os objetivos da oficina foram: Conceituar texto; indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino-aprendizagem; reconhecer os diferentes pactos da leitura dos textos; identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana; identificar os vários tipos de intertextualidade, além de identificar os pontos de vista nas interações humanas.
Ao prepararmos a oficina, nós formadoras, sentimos a necessidade de repensarmos algumas ações para essa oficina, pois ao estudarmos o texto “ampliando nossas referências” vimos a necessidade de realizarmos uma pesquisa sobre as teorias propostas para o entendimento da leitura. Decidimos levar textos que enfocassem a teoria do conhecimento, já que a maioria dos cursistas possui habilitação em Letras e esses estudos muitas vezes não fazem parte da formação acadêmica.
Houve uma leitura dinâmica com pausas para questionamentos e esclarecimentos de dúvidas.
Na teoria do conhecimento relacionamos os estudos filosóficos com os estudos dos lingüistas em relação ao inatismo. Depois ao empirismo e a experiência e por último discutimos a dialética e a interação humana.
Após a leitura, os cursistas realizaram a leitura da fábula “ A língua” observando a presença das teorias do conhecimento, psicologia/psicanálise, sociologia, pedagogia,da comunicação, análise do discurso e a teoria literária. Observaram que todas essas abordagens se apresentaram na fábula, pois essa leitura depende da história do leitor, da época e da sociedade em que são produzidas.
A leitura das teorias já nos encaminhou para os estudos sobre a intertextualidade que foi a segunda atividade. Levamos alguns textos que abordavam claramente o assunto. Após as discussões pedimos que os cursistas produzissem intertextos a partir dos mesmos.
Depois houve orientações sobre os portfólios e os projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário