22/11/2009

OFICINA 6 TP3 - PERÍODO VESPERTINO – NOVA CANAA DO NORTE

A oficina aconteceu nas dependências do Centro Catequético São Jose no dia 07/05/2009, com a participação de 19 professores (as) cursistas, 03 coordenadoras pedagógicas e a coordenadora municipal do programa e objetivou propor atividades para auxiliar o professor em sua prática pedagógica, enfocando sequências tipológicas, a inter-relação entre gêneros e tipos textuais e a intertextualidade entre gêneros textuais. O início se deu com a leitura da mensagem reflexiva “Que Deus não Permita,” seguida de uma breve retrospectiva dos conceitos estudados nas unidades 9,10,11 e 12 do TP3 e socialização de como o Gestar está se concretizando nas escolas.
Um dos coordenadores da Formação Continuada na sua escola, relatou que ao conhecer os objetivos e a qualidade do Programa, concluiu que a proposta veio ao encontro da necessidade da turma e resolveu envolver toda a equipe nesse contexto. Com a colaboração das coordenadoras pedagógicas, levou a proposta do Gestar para a formação continuada da escola, a qual foi aceita por todo o corpo docente. Segundo o cursista, alguns conceitos equivocados foram desmistificados no decorrer dos estudos realizados na escola, o que os motivou ainda mais a não medir esforços para continuar participando do grupo, mesmo tendo que sacrificar sábados e feriados. Na seqüência foi feito a socialização das atividades “Avançando na pratica.”
A maioria dos cursistas optou pela descrição. Segundo relato dos mesmos, as aulas foram produtivas, contemplando a oralidade, a escrita, o espírito competitivo, o respeito às regras e o envolvimento de toda a turma de forma participativa, enfocando as características da descrição como um retrato. Outros trabalharam com a receita em grupos, desenvolvendo produção escrita seguindo as sugestões da p.172. Segundo os cursistas, foi compreendido pelos alunos a flexibilidade dos gêneros textuais de acordo com o objetivo sócio-comunicativo. A seguir realizamos a dinâmica “caixinha de surpresas” para descontrair o grupo.
Na seqüência distribuímos um envelope para cada grupo contendo vários tipos de textos para que os cursistas pudessem identificar os tipos textuais. (narrativo, descritivo, injuntivo, prescritivo, dissertativo argumentativo e expositivo) e explicassem os aspectos mais relevantes para essa identificação. Durante a socialização dessa atividade os cursistas comentaram sobre a importância desse trabalho, considerando as dúvidas presentes durante a classificação.
Foi realizada a avaliação da Oficina e o conteúdo das avaliações foi voltado especificamente para dois fatores: a relevância do Gestar como uma importante ferramenta na prática pedagógica e a limitação do tempo. Segundo os cursistas, a proposta do Gestar veio de encontro com suas expectativas, porém o tempo destinado aos estudos e intervalo entre uma oficina e outra não é suficiente para explorar a riqueza do material, tanto individual como na transposição didática tendo em vista a qualidade.

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