A LINGUAGEM DO SECULO XXI E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO
Pedro
Demo em sua palestra “Os desafios da
linguagem do século XXI a para
aprendizagem na escola”, aborda os maiores desafios enfrentados por professores e alunos, envolvendo a
linguagem do século. Segundo ele, no cotidiano fora da escola, os educandos
tem acesso a uma parafernália de inovações, são curiosidades
das mais variadas envolvendo a linguagem digital, na sala de aula vivenciam uma realidade completamente
diferente, o que resulta na desmotivação
para a aprendizagem e no
distanciamento da superação dos desafios. Segundo Demo, nós educadores estamos encalhados no processo de ler,
escrever e contar, negligenciando a devida atenção às novas linguagens. Não tem
como a escola ficar alheia ao processo, a expansão das novas tecnologias vai acontecer,
“ conosco ou sem nosco”. A linguagem digital é atrativa,
apresenta desafios, a escola pode aproveitá-la a seu favor, para
se aproximar do ritmo dos alunos. Nesse processo, o professor é figura
fundamental, precisa de atenção e um cuidado todo especial para absorver essa
mudança, se qualificar para
esse desafio e só depois colocar em prática.
Nesse
contexto, Demo ressalta a importância da liberdade no emprego da língua, defende o respeito
pelas variedades, assim como valoriza o
ensino da variedade padrão da língua na
escola, para garantir que o aluno saiba utilizar a linguagem adequada nas diferentes situações
de comunicação. Ele encerra a entrevista
afirmando que em meio à disparidade
entre o que acontece na escola e fora
dela, estão vários fatores como falta de formação de qualidade ao professor, de ambiente de trabalho adequado e de salário digno. Portanto, mais que criticar o professor,
é preciso cuidar, oferecer condições para que ele se sinta inserido nesse
processo de mudança e assim possa
atualizar sua pratica pedagógica. A relevância desse texto despertou-me
profunda reflexão sobre minha limitação
a respeito desses desafios apontados por
Demo. Enquanto profª formadora sinto-me
responsável por contribuir com os
colegas, na inserção das novas
tecnologias na prática pedagógica. E
para tanto, preciso buscar constantemente superar meus limites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário