10/08/2012


VALENTE, José Armando. Aprendizagem Continuada ao longo da vida. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Guia do cursista. 2. ed. Brasília, 2010.

APRENDE-SE VIVENDO E  VIVE-SE APRENDENDO

José Armando em seu texto  “Aprendizagem Continuada ao Longo da Vida”   apresenta um panorama  de como a aprendizagem ocorre durante toda a vida e sua importância  para atuar na sociedade contemporânea. 

Destaca também os diferentes processos de aprendizagem e construção do conhecimento em cada etapa da vida, privilegiando a infância e a terceira idade, período em que provas e certificação não têm a menor importância, mas tão somente o desejo de aprender. 

Segundo ele, a predisposição para a aprendizagem é parte da constituição humana, mas a escola, a qual tem a responsabilidade  de  formalizar o conhecimento intuitivo, preparar cidadãos para os desafios da vida, não está  correspondendo a essa função. Portanto, a escola que não procurar inovar e se aproximar das exigências da sociedade do conhecimento, está fadada a continuar no descrédito em que está mergulhada. Ao longo do texto, o autor relaciona as lacunas na formação do cidadão, com a fragilidade do ensinar e aprender oferecido pela  escola,  e  apresenta sugestões  de métodos de abordagem que estimulam a construção do conhecimento.

Assim, os desafios educacionais enfrentados atualmente são intensos e  a formação continuada é  uma saída para  quem deseja interagir com o mundo real.

Enfim, todo  o texto provoca reflexões  sobre a  aprendizagem,  e a importância da escola nesse processo.
Edileuza da Cruz Maçaneiro










Nenhum comentário:

Postar um comentário