VALENTE, José Armando. Aprendizagem Continuada ao
longo da vida. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação a Distância. Tecnologia na
Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Guia do cursista. 2. ed.
Brasília, 2010.
APRENDE-SE VIVENDO E VIVE-SE APRENDENDO
José
Armando em seu texto “Aprendizagem
Continuada ao Longo da Vida” apresenta
um panorama de como a aprendizagem
ocorre durante toda a vida e sua importância
para atuar na sociedade contemporânea.
Destaca
também os diferentes processos de aprendizagem e construção do conhecimento em
cada etapa da vida, privilegiando a infância e a terceira idade, período em que
provas e certificação não têm a menor importância, mas tão somente o desejo de
aprender.
Segundo
ele, a predisposição para a aprendizagem
é parte da constituição humana, mas a escola, a qual tem a
responsabilidade de formalizar o conhecimento intuitivo, preparar
cidadãos para os desafios da vida, não está
correspondendo a essa função. Portanto, a escola que não procurar inovar
e se aproximar das exigências da sociedade do conhecimento, está fadada a
continuar no descrédito em que está mergulhada. Ao longo do texto, o autor relaciona
as lacunas na formação do cidadão, com a fragilidade do ensinar e aprender oferecido pela
escola, e apresenta sugestões de métodos de abordagem que estimulam a
construção do conhecimento.
Assim, os
desafios educacionais enfrentados atualmente são intensos e a formação continuada é uma saída para quem deseja interagir com o mundo real.
Enfim,
todo o texto provoca reflexões sobre a
aprendizagem, e a importância da
escola nesse processo.
Edileuza da Cruz Maçaneiro
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