18/09/2012


Novas tecnologias no ensino e na aprendizagem

No decorrer  da leitura da Unidade III, foi citado o  Software HAGAQUÊ  como mais um recurso das novas tecnologias, para o uso pedagógico.  A  breve descrição do  Software,  despertou minha curiosidade, tanto que abaixei o vídeo indicado no material, para conhecê-lo melhor.  O vídeo traz  com clareza, as instruções de como utilizá-lo como recurso pedagógico. Esse recurso pode tornar o ensino lúdico e mais atrativo.  Sabe-se que a imagem está presente em toda parte, na escola e fora dela,  então aproveitar  a inserção de imagens nas atividades  de produção de texto e leitura, poderá  despertar o interesse do educando e contribuir com a aprendizagem.  Tenciono conhecer melhor essa ferramenta, e posteriormente indicá-la aos professores que ainda não a utilizam.

 

16/09/2012


A LINGUAGEM DO SECULO XXI E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

Pedro Demo  em sua palestra “Os desafios da linguagem  do século XXI a para aprendizagem na escola”,   aborda os maiores desafios enfrentados  por professores e alunos, envolvendo a linguagem do século.   Segundo ele, no cotidiano fora da escola, os educandos tem  acesso a uma  parafernália de inovações, são curiosidades das mais variadas envolvendo a linguagem digital,   na sala de aula  vivenciam uma realidade completamente diferente, o que resulta na desmotivação  para a aprendizagem  e no distanciamento da superação dos desafios. Segundo Demo, nós educadores  estamos encalhados no processo de ler, escrever e contar, negligenciando a devida atenção às novas linguagens. Não tem como a escola ficar alheia ao processo, a expansão das novas tecnologias vai  acontecer,  conosco ou sem nosco”.  A linguagem digital é atrativa, apresenta  desafios,  a escola pode aproveitá-la a seu favor, para se aproximar do ritmo dos alunos. Nesse processo, o professor é figura fundamental, precisa de atenção e um  cuidado todo especial para absorver essa mudança,  se qualificar  para  esse desafio  e só  depois colocar em prática.

Nesse contexto, Demo ressalta a importância da liberdade  no emprego da língua, defende o respeito pelas variedades,  assim como valoriza o ensino da variedade padrão da língua  na escola, para garantir que o aluno saiba utilizar a  linguagem adequada nas diferentes situações de comunicação.  Ele encerra a entrevista afirmando que  em meio à disparidade entre   o que acontece na escola  e  fora dela,  estão  vários fatores como  falta de formação de qualidade ao professor,  de ambiente de trabalho adequado  e de  salário digno. Portanto, mais que criticar o professor, é preciso cuidar, oferecer condições para que ele se sinta inserido nesse processo de mudança  e assim possa atualizar sua pratica pedagógica. A relevância desse texto despertou-me profunda reflexão sobre minha  limitação a respeito  desses desafios apontados por Demo. Enquanto profª formadora  sinto-me responsável  por contribuir com os colegas, na inserção das  novas tecnologias na prática pedagógica. E  para tanto, preciso buscar constantemente superar meus limites.