12/08/2012

O DESAFIO DE APRENDER A APRENDER

 

APRENDER...O ETERNO  DESAFIO...
O mundo está com pressa.  Se não tentarmos acompanhá-lo, seremos massacrados pela força do desconhecimento. As informações nos chegam  de  todos os lados  em  grande escala,  não damos conta de processá-las. A exigência de novos conhecimentos para se situar em meio a essa globalização, está cada vez maior. Dentre   esse turbilhão de inovações temos  o BLOG.
   Em 2009, participei da formação do Gestar II e  precisei  criar um blog, mas não tinha a menor ideia de como proceder, então recebi ajuda do prof. Mauricio e o tal blog “nasceu”.  O  problema continuou, pois  não conseguia  alimentá-lo, tudo parecia tão difícil. Mas eu precisava  postar  todas as atividades  realizadas com o grupo de estudos, bem  como os registros fotográficos de cada encontro.   Ahhhhh,  como sufoca esse analfabetismo digit@l !!!   
Nesse período me sentia impotente diante do desafio de alimentar  meu blog e consequentemente realizar  as atividades propostas pelo prof. Mau. Foi então que busquei  socorro com a amiga Célia, a qual se prontificou  a me ajudar e assim meu problema foi resolvido momentaneamente.
  Depois recebi  algumas orientações de outras pessoas e hoje,  a  passos lentos  estou caminhando. Sei que  o desafio é grande, mas meu desejo de aprender  é  ainda maior. Agora, ao participar do curso “ Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as  TIC, foi  retomado o trabalho com blog.  Ele estava meio esquecido, “magrinho”, pois há algum  tempo  não era alimentado. Esse curso possibilitou a reaproximação  com “ele”  e a descoberta de  outros recursos  a serem explorados.
 Estou confiante e acredito que no decorrer do curso amenizarei  minha limitação tecnológica. Isto é, se a tutora (que por acaso é a Célia),  e as demais  colegas de curso tiverem paciência para atender minhas solicitações de ajuda. 
Os  desafios estão  postos para serem superados,  com muita garra e apoio dos pares conseguiremos.

10/08/2012


VALENTE, José Armando. Aprendizagem Continuada ao longo da vida. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Guia do cursista. 2. ed. Brasília, 2010.

APRENDE-SE VIVENDO E  VIVE-SE APRENDENDO

José Armando em seu texto  “Aprendizagem Continuada ao Longo da Vida”   apresenta um panorama  de como a aprendizagem ocorre durante toda a vida e sua importância  para atuar na sociedade contemporânea. 

Destaca também os diferentes processos de aprendizagem e construção do conhecimento em cada etapa da vida, privilegiando a infância e a terceira idade, período em que provas e certificação não têm a menor importância, mas tão somente o desejo de aprender. 

Segundo ele, a predisposição para a aprendizagem é parte da constituição humana, mas a escola, a qual tem a responsabilidade  de  formalizar o conhecimento intuitivo, preparar cidadãos para os desafios da vida, não está  correspondendo a essa função. Portanto, a escola que não procurar inovar e se aproximar das exigências da sociedade do conhecimento, está fadada a continuar no descrédito em que está mergulhada. Ao longo do texto, o autor relaciona as lacunas na formação do cidadão, com a fragilidade do ensinar e aprender oferecido pela  escola,  e  apresenta sugestões  de métodos de abordagem que estimulam a construção do conhecimento.

Assim, os desafios educacionais enfrentados atualmente são intensos e  a formação continuada é  uma saída para  quem deseja interagir com o mundo real.

Enfim, todo  o texto provoca reflexões  sobre a  aprendizagem,  e a importância da escola nesse processo.
Edileuza da Cruz Maçaneiro